sexta-feira, 23 de março de 2012

Ponte dos Limites



Os limites existem e são fundamentais para uma vida saudável e feliz.

Nós humanos, de maneira geral, movidos por sentimentos não muito plausíveis, pensando em não ofender ou criar antagonismos a terceiros, ou até mesmo procurando evitar situações constrangedoras, deixamos de aproveitar as oportunidades que nos são colocadas para estabelecer "limites" a terceiros.
Por terceiros, deve ser entendido todo e qualquer tipo de seres humanos com os quais temos ou venhamos a ter um relacionamento de qualquer natureza. Portanto incluem-se: marido, mulher, filhos, pais, avós, parentes, chefe, subordinados, amigos, conhecidos e desconhecidos.

Às vezes alguém passa dos limites para conosco, e momentaneamente não damos atenção... mais tarde, nossos pensamentos retornam àquele ponto ou a mesma situação indesejada aparece novamente, e aí pensamos... "Fulano" exagerou e passou dos limites. Eu deveria tê-lo enquadrado, estabelecendo um limite... pois se assim o fizesse na próxima vez poderíamos ter um melhor relacionamento e com certeza saberia quais são os meus pensamentos, limites, e etc. !

Não esquecendo que, existe  aquele tipo de pessoa que mesmo que tentamos colocar limites sobre ela, a mesma continua exacerbando. Nesse caso, se tivermos que continuar mantendo um relacionamento saudável, devemos ser insistentes e persistentes em lembrá-la até onde os limites se cruzam. Para isso, é fundamental  uma boa conversa o mais rápido possível  logo após qualquer acontecimento suposto...caso contrário, qualquer relação pessoal se torna cada vez mais difícil e insustentável para ambas as partes.

É visível  e constante as situações diversas a esse respeito. Pois, o ser humano tem se tornando inconstante no que diz respeito ao seu próximo. O egoísmo, o interesse pessoal, e a posição social,  são os mais fortes aliados para transformarem a mente e o coração humano. Muitos se acham solidários, pacientes, equilibrados, brandos nas atitudes, sábios...Será essa mesmo a realidade?

Infelizmente a realidade é outra...basta uma situação diferenciada ou desafiadora,  para ser mais forte e assim quebrar ao meio a ponte que seria o canal de bençãos.Canal  o qual é o único capaz de permitir que o amor ao próximo, a tolerância, a sinceridade e o equilíbrio se unam estabelecendo a tão esperada "Ponte dos Limites"!

Reflexão: 

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. 

                           Renata J. Mattiello